Personalidade

Uma das coisas que mais me fascinam em ser mãe é ver a personalidade da criança despontando.
Alguns traços da Marina que estão ficando a cada dia mais marcantes, aos 5 anos:

É independente, brinca horas sozinha, seja dentro do armário, ouvindo música e dançando, construindo casas com lego, desenhando, lendo livrinhos e gibis. Não é muito chegada nas bonecas, a não ser na hora do banho (mãe, traz umas barbies peladas aqui pra mim?)

É extremamente carinhosa e amorosa; ao encontrar pessoas, amigos dos pais, mesmo que nunca os tenha visto ou mal se lembre quem são, ela abraça e beija calorosamente. Todos comentam isso, como ela confia nas pessoas e é doce.

É teimosa. Para tomar banho temos que falar 4 ou 5 vezes, negociar. Essa parte cansa... Se ela decidir algo diz "já tá decidido". Haha.

Aprende fácil, muito fácil. Mas para "desaprender" é mais difícil. As palavras que ela fala errado (pelúltimo), mesmo que eu a corrija mil vezes, ela continua falando errado! Mas com cinco anos e meio está lendo muitas palavras sozinha.

Tem facilidade com matemática, como o avô, e com assuntos da imaginação. É muito afinada, sabe cantar muitas músicas e inventa coreografias. Adora desenhar, mas livremente. Quando tem que fazer um desenho pra escola, tipo encomendado, aí já reclama. 

Quando vou buscar na escola ela sempre me entrega um desenho todo amassado, embrulhado. Depois de desenhar ela dobra, e dobra e dobra o papel não sei quantas vezes, como um origami. Às vezes o desenho era tão lindo e eu queria que não estivesse todo amassado, e pergunto: Filha, porque você amassou? Ela responde: porque eu não sou a Letícia Amorim. - adorei essa. 

Uma observação: a Letícia faz tudo perfeito, só tira 10, nas palavras dela e é metida, crítica.

Adora fazer o dever de casa.

Na escola eles têm um método que é realizar uma atividade com um material e depois registrar numa ficha. A professora dela me disse que ela adora "fazer uma ficha", enquanto as outras crianças preferem a prática. A professora interpretou assim: ela gosta de ver o resultado do trabalho dela, se não fizer a ficha, ela acha que não valeu de nada.

Tem memória de elefante, lembra de coisas de quando tinha 2 anos (assim como eu e o avô e a bisa), adora uma agenda e calendário (sempre sabe que dia é, quantos dias faltam pra um evento que está esperando. E é muito responsável e cheia de iniciativa. Se vamos viajar, ela avisa a professora e ainda me lembra de mandar o recado na agenda... Sabe que terça e quinta tem natação, quem busca na escola que dia, etc. Quando vamos à praia me lembra: tem que levar o filtro solar, hein?

É bagunceira e criativa. A mochila da escola é sempre uma zona. Ela leva três estojos, tem desenhos, um brinquedinho escondido aqui e acolá, um chaveiro... E não adianta eu tirar que ela põe escondido.

Extremamente honesta. Outro dia fomos lanchar e ela recebeu o brinde da moça do caixa. Depois minha mãe trouxe o lanche, e a moça tinha entregue outro brinquedinho igual. Ela imediatamente disse: devolve, eu já ganhei.

Não tem facilidade pra se enturmar. Tem sempre um melhor amigo e fica muito restrita a essa criança, no máximo brinca com o outro amigo desse que ela mais goste. Tenho falado muito sobre como é delicioso ter muitos amigos, mas ela realmente não é um tipo popular e não se sobressai no grupo, se retrai.

Fica muito magoada com as críticas. Se os amiguinhos da escola a chamam de carequinha e ela fica chateada, vem sempre me contar um pouco dengosa. E diz "cada um é de um jeito né, mamãe". E canta uma música "eu sou diferente de você, você é diferente de mim".

Adora ir ao dentista, para ganhar as lembrancinhas que a dentista dá se for corajosa.

É muito brincalhona, gosta de fazer piadinhas e é boa em trocadilhos.

Não tem medo de escuro, nem de bichos, e falante.

Adora piscina, visitar museus, mas não gosta de ir ao teatro. Acho que tem medo do escuro. Mas agora quer fazer aula de teatro, o que interpreto como uma tentativa de perder o medo.

Ela diz sempre que gostaria mais de morar em apartamento do que em casa. Porque acha mais legal prédio, sempre diz que vai trabalhar lá no alto.

As profissões do momento são: bombeira, médica, surfista e roqueira. Gosta da sensação de liberdade, talvez.

No geral ela é não convencional. Levei pra uma aula de balé e ela não se identificou, reclamou que a música é muito parada. Quer fazer aula de teatro.

As maiores paixões dela são o pai e o avô, para o ciúme da mulherada. O avô todos os sábados a leva na banca, ajuda a colar figurinhas no álbum, leva pra tomar picolé, no parquinho, desenha e pinta com ela, ensina joguinhos no tablet.

Com o pai é um grude quase insuportável e olha que nem sou ciumenta.

Sabe bem os gostos e paixões de cada um da família; é muito observadora e sensível. Se você falar algo pra ela uma única vez, ela jamais esquece e de repente lembra que foi em tal lugar, um lugar em que esteve há uns dois ou três anos.

É leal e discreta. Sabe quais os assuntos devem ser falados em particular, por exemplo. Ela mesma faz o filtro e não conta pra ninguém, sem eu ter ensinado, é algo dela.


Comentários

Postagens mais visitadas