3 anos

Foi a São Paulo e ao conhecer o tio avô, o tio Pedro, ficou impressionada com a semelhança: Você parece meu avô...

Descobriu o parque do castelinho. E foi pela primeira vez na roda-gigante. Não ficou com medo. O brinquedo favorito ainda é o carrossel, mas vai em outros também, como uma charretinha, um trenzinho e um mini chapéu mexicano. Quando a prima Juju tá em Brasília ela fica mais corajosa.

Ama pintar e fazer bolinhas de sabão. Ainda não enjoou. Massinha também e desenha folhas e folhas todo dia. (antes pergunta sempre se aquele papel pode desenhar, porque já andou desenhando onde não devia).

Mãe, a Juju tá lá no Passo Fundo né? Eu vou lá de ônibus. (ela não esquece que pegamos o ônibus de Porto Alegre até Passo Fundo quando fomos, ano passado).

Na praia: Marina, vem passar o creme. Não é creme, mamãe, é fil solar!

Cores: azul escuro e azul esclaro.

O piu-piu parece um rabo, mas não é, né mãe? (pra mim foi a melhor até agora)

Marina, vem jantar. "Ai, ai... Nessa casa só tem macarrão, nem tem sopa."

Foi dar uma volta pela quadra com minha mãe no final da tarde. No meio do caminho, suspirou: "Ah... Como é gostoso dar uma volta!"

Mãe, a Eliete tá de folgas?

Na praia fez birra duas vezes porque o picolé estava derretendo. O pai tomou o picolé antes de terminar, e deu uma bronca. Momentos depois viu o carrinho da Kibon passando, ficou bem pensativa e falou:: Eu já tive dois picolés... mas eu fiz besteira com eles.

Penteando mil vezes o cabelo: Marina, que que cê tá fazendo hein? "Tô ficando loira que nem a Juju."

Não estava me obedecendo. Quem manda aqui nessa casa? Resposta: a Eliete... Chupaessamanga!

Brincadeiras favoritas: cortar papel, cortar muitos papéis. Entrar dentro do guarda-roupa e imaginar que aqui fora está chovendo e lá dentro tem uma bruxa. Só agora começou a se interessar um pouco por bonecas... Prefere soltar pipa. Também é muito boa com quebra-cabeças.

Pai, faz aquela sua comidinha redonda e compridinha? (calabresa que ele prepara sempre pra assistir ao jogo)

Brincando de casinha. Pôs todos os bonequinhos em volta da mesa. Eu perguntei, "Que legal, eles vão jantar?" E ela: "não, eles tão jogando poker!"

Adora pintar as unhas. Fui ao salão e a levei comigo. O salão estava lotado e eu não tinha marcado hora. "Quero fazer só o pé", procurando uma brecha. E ela bem baixinho: "E eu só a mão..."

Tá desenhando filha? Tô sim, sou uma artista.

Ela ficou na minha mãe enquanto fomos ao cinema. Quando chegamos, o Marcelo foi direto falar com ela. Eu fiquei ali pela sala mesmo, conversando com minha irmã. Então ela gritou lá de dentro, num tom repreensivo: "Manhê! Você não veio falar comigo..."

Ela estava me desobedecendo. Aumentei o tom da voz. E ela: Não grita comigo não, que eu não gosto...

Quando vamos sair só as duas, ela sempre diz: Agora só as meninas, né, mamãe? Os meninos não!

Ou então fala do nada: nós duas temos perereca, eles têm piupiu!

O tema do semestra na UnB foi Roberto Carlos. A turma dela cantou Negro Gato. Ela adorou e canta muito a música, mas fala "eu sou um medro gato..." Sabe a letra toda.

Adora elogiar. Pai, gostei do seu tênis! Mãe, essa sua sandália é chique! Eliete, que brinco lindo!

Gosta de apostar. Eu acho que a tia Clarice hoje vai cantar o Negro Gato. E você, mamãe? E depois não esquece de conferir: quem acertou, mamãe? (quando é ela quem acerta, lógico...)

Toda vez que vê um cachorrinho ou bebê na rua ela diz: Ah, que fofinho... Esses dias passou um cachorrão, ela me olhou e disse: Não dá pra falar Que fofinho, né, mamãe?

Mãe, você é namorada do papai. E eu sou do Guido, né?

Músicas que mais gosta de ouvir: o cd favorito é o do Sítio. Ela é a Narizinho e eu sou a Emília. Na música da Narizinho, só ela pode cantar junto. Gosta também de rock alternativo, Gadu (sabe Shimbalaiê toda), Arnaldo Antunes e de um reggae que toca no rádio "bem, ó meu bem, não chore não vou cantar pra você".

Gosta de dançar ballet. Eu ponho música de piano e ela rodopia pela sala, fica de cabeça pra baixo com as pernas pra cima... E depois diz que é minha vez e me assiste.

Estava calor e eu pus o biquini nela pra irmos na piscina aqui do condomínio. Ela perguntou: agora a gente vai na água mineral?

Chegamos em casa, eu, Marcelo e Guido. Ela correu para nos abraçar: meus três amores!

Mãe, tem que ter cuidado, não pode atravessar a rua que tem perigo, né?

Olha aí, não pode jogar lixo no chão, tá sujando o planeta. (indignada ao ver um plástico na rua)

Arranquei uma florzinha da árvore e dei pra ela. "Mamãe, a flor não é de ninguém, ela é da natureza".

Nós duas somos as princesas do mar. O papai é o príncibe.

Eliete estava brincando com um menino no parquinho. Ela olhou bem séria para o menino e falou, bravinha: "Ela não é sua..."

Calça o sapato e pergunta sempre: esse é nesse?

Fazendo o dever de casa. Era para recortar figuras de natureza. Viu um carro e falou: "Esse não, né mãe? Esse é meio de transporte". Foi o dever do bimestre passado!

Os cachorros do vizinho são dela! O branquinho é o Latildo e o marrom, o Fon Fon. Toda vez que chegamos em casa ela os vê na grade do vizinho e diz: Alá (olha lá) meus cachorros!

Adora a propaganda do Giraffa´s. Toda vez que passamos em frente a uma lanchonete ou ela vê as girafinhas nos ônibus, tem que cantar "anha anha anha um hamburger de p'canha!"

Uma tarde foi para a casa do tio Léo e da tia Amanda e cantou essa música. A tia Amanda achou muito engraçado e pediu pra ela cantar de novo. E mais uma vez. E então ela falou: eu vou cantar a última vez, tá?

Tem uma supermemória, como a mãe, o avó e a bisa. Lembra de todos os aniversários que foi, quando passamos na porta das casas de festas. Olha, o aniversário de fulano, que teve mágico e eu fiquei com medo e o mágico tirou um coelhinho do chapéu... Lembra de quase todos e com detalhes!

Comentários

Bela_Tristan disse…
Essa Marina vai longe...tenho certeza!

Postagens mais visitadas